sábado, 27 de Abril de 2024  14:41
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-07-2006

SAP de Aveiro atendeu no ano passado mais de 48 mil utentes


Aveiro - Comissão concelhia de Saúde contra encerramento do SAP

A comissão concelhia de Saúde Aveiro está contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente(SAP), que em 2005 atendeu mais de 48 mil utentes, segundo foi comunicado sexta-feira à Assembleia Municipal.

O deputado municipal da CDU António Regala, que representa a Assembleia Municipal de Aveiro naquela comissão, relatou que a estrutura foi unânime em reprovar o anunciado encerramento do SAP de Aveiro, considerando-o de grande gravidade se não forem criadas alternativas.

António Regala sublinhou que o SAP de Aveiro atendeu no ano passado mais de 48 mil utentes, registando uma média de 134 utentes por dia.

Além dos utentes inscritos no centro de Saúde de Aveiro, em 2005 registaram-se 18.593 utentes esporádicos, o que é explicado em grande medida pela população estudantil da Universidade, factor que, no entender da comissão concelhia de Saúde, tem de ser tido em conta.

A comissão vai por isso apresentar à Administração regional de Saúde do Centro (ARS) um documento em que é sugerido "o funcionamento do serviço como está", no Centro de Saúde.

O Hospital de Aveiro, localizado a menos de um quilómetro do SAP, passou a contar este mês com novas instalações do serviço de Urgência, sendo apontado desde então como provável o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente, o que havia já suscitado um comunicado de reprovação por parte das estruturas locais do Partido Comunista.

António Regala informou ainda à Assembleia que havia sido indeferida a candidatura da Santa Casa da Misericórdia ao programa Saúde 21, para criar uma unidade de internamento prolongado, que incluía uma unidade móvel domiciliária, com o argumento de não se justifica em Aveiro a criação de mais uma unidade com 30 camas, "quando não existe nenhuma" com aquelas características.

Na comunicação que fez à Assembleia Municipal na noite de sexta-feira, António Regala teceu considerações sobre o tema que motivaram o protesto da bancada socialista, com Raul Martins a insurgir-se contra comentários de cariz político e a acusar a presidente da mesa, Regina Bastos(PSD), de "prestar um mau serviço ao permitir a discussão leviana do assunto".

Regina Bastos rebateu a acusação, dizendo que não se tratou de qualquer discussão, mas da comunicação à Assembleia Municipal do seu representante, transmitindo "estados de alma da comissão concelhia de Saúde" e informou que deverá ser agendada pela mesa da Assembleia uma reunião para debater a questão.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®